Projeto Pedagógico

A pedagogia de projetos da escola Despertar oportuniza uma prática pedagógica pautada em uma aprendizagem que não se restringe apenas a conceitos e fatos, mas também procedimentos, atitudes, normas e valores respeitando as características de cada idade e as necessidades de cada grupo.

Implica numa concepção de como se trabalhar a construção de conhecimentos a partir de uma pesquisa coletiva, cujo desenvolvimento pode ocorrer em tempo variável, por meio de múltiplas atividades oferecidas às crianças, oportunizando explorar diferentes materiais e situações de forma criativa e investigativa.

A atuação do professor, além de levar em conta os conhecimentos prévios do aluno, propõe desafios que questionem tais conhecimentos, pelos quais a criança possa confrontar suas hipóteses espontâneas com hipóteses científicas, de maneira a apropriar-se gradativamente destas.