ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

INFANTIL 1

 

PROFESSORA: MARCELA B. MORAIS

Desenvolver o tema Mundo animal com crianças favorece uma aproximação concreta com um universo cheio de curiosidades e encantos. O infantil 1 embarcou numa viagem no mundo dos animais de estimação (domésticos) com ricas e significativas vivências oportunizando aprendizagens e conhecimentos que foram desde os aspectos do corpo e comportamento do animal ao seu habitat natural, alimentação, cuidados e preservação.

Através de histórias, músicas, brincadeiras, desenhos animados, jogos, atividades de sistematização, artes, pinturas, construção envolvendo sucatas, vivências práticas em contato com os animais trabalhados, entre outras estratégias, o projeto foi despertando o interesse das crianças possibilitando-as identificar características dos animais, construir vínculos afetivos e perceber as necessidades e os cuidados diários com eles.

E TUDO ACONTECEU ASSIM…

Através das vídeos-aulas e dos encontros ao vivo, o cachorro, o gato e o peixinho foram chegando e se apresentando com suas curiosidades e a cada encontro muitas trocas de saberes regado a brincadeiras e conversas. E assim, o projeto foi tomando espaço nas aulas.

Nesse período também criamos um grupo de WhatsApp através do qual compartilhamos a interação das crianças e famílias com fotos, filmagens e áudios. Foi por essa ferramenta (WhatsApp) que trabalhamos o peixe, animal que eles puderam ter acesso em casa, durante uma visita, realizando trocas através de áudios com ricos detalhes da experiência vivida.

Foram muitas descobertas envolvendo a vida e moradia do peixe. Essa vivência fez a turma ficar curiosa e envolvida, houve a percepção da diferença com os outros animais trabalhados, a observação de sua locomoção, alimentação e o corpo do peixinho. Afinal, os peixinhos possuem nadadeiras e os outros animais patas. Após essa experiência restou apenas a saudade e uma lembrança muito viva e alegre da experiência de cuidar de um peixinho.

Mesmo estando nesse período remoto o projeto aconteceu e as crianças puderam curtir e compartilhar momentos de trocas e de crescimento.

NOSSAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS
PROPOSTA DE INTERAÇÃO