ANIMAIS Pré-históricos

INFANTIL 5B

 

PROFESSORA: AMANDA PAIVA

Sabemos que o tema animal desperta muitas curiosidades nas crianças e apresentar animais que viveram a milhões de anos atrás, quando a humanidade ainda nem existia, é algo que mexe com imaginação dos pequenos e aguça ainda mais a vontade de pesquisar e descobrir sobre o assunto.

Pacatos e ferozes, herbívoros e oníveros, pequenos e grandes, parecidos ou completamente diferentes dos que conhecemos. Esses animais pré históricos despertam o interesse das crianças como também a forma que eles desapareceram. E foi assim que surgiu o projeto.

Pensar o conhecimento através de atitudes investigativas foi o que nos levou a escolher um tema tão rico e cheio de curiosidades para as crianças do infantil 5 e tendo em vista um ano atípico, as ferramentas tecnológicas puderam contribuir fantasticamente para o desenvolver do nosso projeto. Sem contar que as famílias mergulharam conosco nesse misterioso e encantador mundo dos animais pré históricos, auxiliando às crianças nas diferentes atividades propostas.

Trabalhar esse tema, possibilitou as crianças uma melhor compreenssão da correlação entre os animais e o seu habitat em diferentes épocas.

E TUDO ACONTECEU ASSIM…

Demos início ao nosso projeto com os “temidos” dinossauros e as crianças aprenderam que para ter qualquer informação sobre os animais pré – históricos o trabalho dos paleontólogos é de fundamental importância e que é a partir dos fósseis que obtemos dados importantes sobre a vida desses animais.

Saber sobre o que os dinossauros comem, se eram carnívoros ou herbívoros e até mesmo se espantar com o tamanho desses animais, despertou o encantamento e a busca por mais informações das crianças sobre o mundo desse animal.

Ao assistirmos a era do gelo, descobrimos que lá existiam animais pré históricos e seguimos os nossos estudos com o famoso mamute. Um animal bem diferente e que pesava toneladas. Descobrimos até que ele era primo dos elefantes de hoje em dia! Cada momento uma descoberta legal!

Foi depois de descobrirmos muitas curiosidades sobre os dinossauros e mamute que nos aprofundamos na tartaruga gigante e foi muito legal descobrir a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti. Um animal que tinha seu casco quase to tamanho de um carro – “e olhe que ele apareceu quando tudo ainda era um pântano”. 

E para concluir nossas pesquisas sobre os animais pré-históricos aprendemos sobre o tigre-de-dentes-de-sabre, um animal com dentes tão grandes que eram comparados a uma espada. E ele estava lá, no filme que assistimos “a era do gelo”. Foi bem interessante descobrir que ele ficava de “tocaia” esperando as presas aparecerem e assim atacar.

E assim, concluimos nosso projeto 2020, um verdadeiro mergulho no mundo desses animais e suas curiosidades. Fizemos artes com sucata, desenhamos, construímos, pintamos telas, pesquisamos, conversamos muito e principalmente aprendemos e nos divertimos muito.

O que aprendemos…

FORAM MUITAS DESCOBERTAS SOBRE O MUNDO DOS ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS. OLHA SÓ AS CURIOSIDADES SOBRE O TIGRE-DE-DENTES-DE-SABRE!
Você sabia que o tigre-de-de-dentes-de-sabre luta com os dentes?
E NÃO SOMENTE SOBRE O TIGRE-DE-DENTES-DE-SABRE. CONFERE ABAIXO UM POUCO DO QUE ACONTECEU EM UMA DE NOSSAS AULAS

NOSSAS PRODUÇÕES E ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

ESPAÇO ATELIÊ

ESPAÇO INTERATIVO

QUE TAL UM JOGO DA MEMÓRIA DOS ANIMAIS PRÉ- HISTÓRICOS QUE TRABALHAMOS?
AGORA CHEGOU O MOMENTO DE MOSTRAR QUE APRENDEU COM O PROJETO. RESPONDA AS CHARADAS SE SOUBER!