ANIMAIS DO MANGUE

PRIMEIRO ANO

 

PROFESSORA: MÁRCIA GAMBOA

O mangue é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies de animais, onde peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos se reproduzem e se alimentam.

Em Recife, nossa cidade, está situada a maior reserva de mangue em área urbana do Brasil, “o parque dos manguezais”, situado na zona sul.

O projeto animais do mangue teve como objetivo despertar o interesse das crianças sobre os animais que habitam esse ecossistema, oportunizando as crianças a refletirem sobre a necessidade da preservação dos manguezais para o equilíbrio do meio ambiente, e para a proteção da grande variedade de animais que necessitam desse ecossistema para sua reprodução e sobrevivência.

E TUDO ACONTECEU ASSIM…
Mesmo com as demandas impostas com o ensino remoto, pudemos observar que as crianças se mostraram curiosas para desbravar esse mundo mágico dos animais do mangue, se apropriando dos conhecimentos estimulados de forma crescente, consciente e participativa.

Iniciamos nosso projeto colhendo os conhecimentos prévios das nossas crianças sobre o tema abordado, para depois agregar novas informações e aguçar suas curiosidades. Ouvimos a história de edimilson lima “pata aqui, pata acolá”, que conta a saga de dois primos para salvar o mangue que o bicho homem vem destruindo. Por conseguinte, vimos o conceito de mangue e as três espécies de vegetais existentes nos manguezais brasileiros.

Além disso, descobrimos que a rica fauna do mangue está dividida das seguintes formas: animais residentes, animais semirresidentes e os animais visitantes. Só assim, partimos para as nossas pesquisas sobre alguns desses animais, foram eles:

• caranguejo aratu;
• jacaré-do-papo-amarelo;
• ostra;
• capivara;
• sagui;
• peixe-boi;
• garça-azul e outras aves;
• cavalo-marinho;
• cobra caninana.

E foi por meio de muitas pesquisas, leituras, atividades lúdicas, artes (confecção de animais com materiais recicláveis, dobraduras, desenhos, pinturas), jogos e brincadeiras que nos apropriamos de novos saberes.

A participação das famílias foi muito importante para o sucesso do nosso projeto. Foi visível a colaboração que os pais tiveram em acompanhar seus filhos nessas pesquisas e construções, contribuindo, assim, para a formação cidadã, crítica e consciente das crianças acerca da preservação e o cuidado com o meio ambiente.
Desejamos que todos apreciem os momentos do nosso projeto!

O que aprendemos…

NOSSAS PRODUÇÕES E ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

ESPAÇO ATELIÊ

Vivências nas aulas de Inglês

ESPAÇO INTERATIVO

HORA DE RECORDAR!
QUE TAL UM JOGO DE MEMÓRIA COM OS ANIMAIS DO MANGUE? BOA SORTE!